‘Vou pelos caminhos brandos, a minha proposta é boa, eu sei!’

[Vanessa da Mata]

Bolos

Nesta página,  o Caminhos Brandos daixa aos leitores receitas das delícias regionais que  Vanessa encontra em suas andanças por esse Brasil de dimensões continentais. É hora de conhecer o sabor que cada canto tem! Aprecie sem moderação!



Acarajé

É verão, férias, carnaval! E Vanessa da Mata foi curtir as férias na Bahia de todos os santos, ela está em Salvador, recarregando as energias para voltar aos palcos com ainda mais encanto. Enquanto ela não volta a correr o país com sua música, deixamos para vocês a receita de uma tradicional delícia da Bahia, o acarajé.




Trilha sonora do preparo: Pirraça (Sim - 2008)


Ingredientes:
1 litro de azeite de dendê para fritar
1 colher (sobremesa) de sal
1 dente de alho
1 colher (chá) de gengibre ralado
300 g de cebola em pedaços
1 kg de feijão fradinho quebrado

Camarão para Acarajé:
1 xícara (chá) de caldo de peixe ou de camarão
Coentro a gosto
½ xícara (chá) de azeite de dendê
100 g de camarão seco defumado sem cabeça
1 cebola picada em pedaços bem pequenos

Preparo:
Numa bacia grande, coloque o feijão e lave várias vezes, até sair toda a casca. A seguir, deixe de molho por 3 horas. Escorra o feijão, coloque no liquidificador, junte a cebola, o gengibre, o alho e o sal e bata até obter uma pasta. Antes de fritar, bata novamente a pasta com uma colher, até ficar bem fofinha. Numa panela grande, aqueça bem o azeite-de-dendê. Com a ajuda de duas colheres, molde os bolinhos e frite-os no azeite. Sirva-os recheados com camarão ou com os recheios à parte. Camarão para acarajé: Numa panela, coloque todos os ingredientes e misture. Leve ao fogo e refogue por 3 minutos.


Deliciem-se! :)


*

Doce de caju em calda

Na turnê do Ceará Vanessa também fez show no Crato e em Beberibe. Na ocasião, a cantora falou da sua paixão pelas frutas tropicais, em especial o caju. Olha só o que ela disse no twitter: "Eu adoro cajueiro. Acho de uma beleza e brasilidade sem iguais. E a fruta, então. Me dá uma bacia de manga e um balde de caju pra ver o que eu faço". Sendo assim, fomos atrás dessa receitinha maravilhosa de doce de caju em calda. Delicie-se!


Trilha sonora do preparo: Bicicletas, bolos e outras alegrias (Bicicletas, bolos e outras alegrias - 2010)

Ingredientes:
6 xícaras de açúcar
4 xícaras de água
20 cajus maduros

Preparo:
Coloque açúcar e água em uma panela, leve ao fogo alto e, mexendo sempre, deixe o açúcar se dissolver e a mistura começar a ferver. Pare de mexer e continue o cozimento até obter uma calda em ponto de fio grosso. Enquanto isto,  descasque os cajus e elimine as castanhas, colocando-os em uma tigela grande com água. Quando a calda chegar no ponto, fure os cajus em 3 ou 4 lugares com os dentes de um garfo, aperte entre as mãos para escorrer o excesso de água e coloque aos poucos na panela. Cozinhe os cajus na calda fervente por cerca de 30 minutos ou até ficarem macios e a calda engrossar.

Bom apetite! :)


*


Baião de dois

Vanessa abriu 2011 com uma grande farra pelo Ceará. Para celebrar essa incursão pela terra do sol, resolvemos trazer a receita de uma das especialidades da culinária cearense.
Meninos e meninas de todas as cores e sonhos, com vocês, o Baião de Dois:



Trilha sonora do preparo: Bolsa de grife (Bicicletas, bolos e outras alegrias - 2010)

Ingredientes:
2 xícaras de arroz 
2 1/2 xícaras de feijão de corda
1/2 xícara de manteiga de garrafa (ou comum)
200 g de queijo de coalho, uma pimenta de cheiro (opcional)
1 pimentão verde picadinho
Coentro e cebolinha picadinhos
1 cebola grande picada
4 dentes de alho picados
Nata de leite salgada

Preparo: 
Cozinhe o feijão somente na água e sal. Cozinhe o arroz normalmente, de forma que fique branco e soltinho. Aqueça uma frigideira grande e coloque a manteiga. Frite o pimentão, a cebola e por último o alho. Coloque o cheiro verde e em seguida o feijão sem o caldo. Deixe refogar um pouco. Acrescente o arroz, misture bem e adicione 3 conchas do caldo do feijão. Se for preciso acrescente mais. Isto depende do gosto de cada família. Na minha casa nós preferimos o que fica mais ligado, bem cozido. Rale aproximadamente meia xícara do queijo e, o restante, corte em lascas. Acrescente as lascas à mistura na frigideira. Misture delicadamente de modo que os ingredientes se incorporem e fique bem úmido.
Sirva em uma travessa (de barro de preferência) Espalhe por cima um pouco de nata e salpique com cheiro verde e o queijo ralado. Sirva imediatamente.


Bom apetite! :)



Bolo da Vó Sinhá 

A receita é conhecida do público, está no encarte do cd novo. Trata-se de uma das especialidades da Vó de Vanessa, Dona Sinhá, a mulher cuja força nunca seca. Da infância da artista, diretamente para você! Aproveite!


Trilha sonora do preparo: A força que nunca seca (Vanessa da Mata - 2002)

Ingredientes: 
3 copos de fubá de milho
1 copo de farinha de trigo
1 copo de óleo de sua preferência
3 ovos
2 copos e 1/2 de açúcar 
1 colher de fermento em pó
1 litro de leite em temperatura ambiente
1/2 garrafa de leite de coco
1 pacote de queijo parmesão ralado
1 pitada de sal
Canela em pó a gosto


Preparo:
Bata os ovos com o açúcar. Logo em seguida, junte o trigo, o fubá de milho, o leite e o restante dos ingredientes. Colocar em forma untada no forno preaquecido a 180 graus. Tirar quando estiver dourado. Acrescentar canela. 

Obs.: O bolo terá uma textura cremosa em cima e mais durinha embaixo.


Bom apetite! :)

*